Biblioteca Prof. Carlos Benjamin de Lyra
Instituto de Matemática e Estatística - USP
IME-USP
  Consultar Acervo   Login   Projeto Colmeia   Assuntos   Livros novos   Acervos Especiais   Fale conosco


Instalação

Instalação do Colmeia no sistema Windows

Instalação do JDK:

É necessário instalar primeiramente o JDK, para que as ferramentas de desenvolvimento possam funcionar corretamente. Para isso, basta realizar o download no endereço http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html .

Após realizar a instalação do JDK, é necessário incluir o diretório que contém os binários da instalação do JDK na variável de ambiente PATH. Para isso, clique com o botão direito em Computer, e cliquem em Properties. Na aba Advanced, clique no botão Environment variables.... Na caixa de variáveis do usuário, edite a variável PATH, incluindo o diretório dos binários do JDK, por exemplo:

“C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_20\bin;C:/...”

Instalação do Eclipse:

Usamos o ambiente de desenvolvimento Eclipse for Java EE para desenvolver a aplicação Colmeia. Para tanto, é necessário fazer o download do arquivo compactado contendo os arquivos do Eclipse no site http://www.eclipse.org/downloads/ . Após realizar o download, extraia os arquivos em local de sua preferência.

Instalação do cliente SVN:

Podemos utilizar qualquer cliente SVN de nossa preferência. Um exemplo é o plugin Subversive para o Eclipse. As informações sobre o plugin estão no site http://www.eclipse.org/subversive/downloads.php.

Baixando o projeto do repositório:

Depois de instalado o plugin cliente SVN, podemos baixar o projeto do repositório diretamente do Eclipse, bastando para isso criar um novo projeto SVN, e selecionando o repositório svn://ccsl.ime.usp.br/colmeia/colmeia.

Instalando um servidor de aplicação Java Servlet:

Como servidor de aplicação Java, usamos o opensource Apache Tomcat. Ele pode ser baixado no endereço http://tomcat.apache.org/download-60.cgi. Para instalá-lo, basta fazer o download do arquivo compactado, e extraí-lo em local de sua preferência.

Nós utilizamos um conector SSL na porta 8443 para que possamos utilizar a conexão segura. Para isso, necessitamos descomentar a seguinte tag

<Connector port="8443" protocol="HTTP/1.1" SSLEnabled="true"

               maxThreads="150" scheme="https" secure="true"

               clientAuth="false" sslProtocol="TLS" />

localizada no arquivo server.xml que está no diretório conf do apache tomcat.

Instalando o Tomcat Plugin para Eclipse:

Usamos o tomcat plugin para Eclipse para facilitar o deployment da aplicação. Para instalar o plugin, basta fazer o download no endereço http://www.eclipsetotale.com/tomcatPlugin.html, extrair o conteúdo do arquivo compactado no diretório dropins do Eclipse, e reiniciar o Eclipse.

Após a instalação, é preciso configurar o plugin no Eclipse, clicando em Window e, em seguida Preferences. À esquerda, no item Tomcat, selecione a versão correta do tomcat instalado (neste caso, a versão 6.x), e no campo Tomcat home, selecione o diretório onde está localizado o tomcat, por exemplo “C:\Users\Colmeia\apache-tomcat-6.0.18”.

Gerando o keystore:

O keystore é responsável por armazenar a frase de criptografia usada pela conexão segura do Colmeia. Para criar esse arquivo, abra o prompt de comando do Windows, e digite:

keytool -genkey -alias tomcat -keyalg RSA

Quando perguntado pela senha, digite changeit. Quando perguntado “First and last name”, responda localhost. Responda o restante como quiser e confirme os dados. Por fim, quando for pedido a senha do tomcat, apenas pressione Enter. Será criado um arquivo chamado .keystore no diretório home do seu usuário.

Colmeia no arquivo de contexto do tomcat:

Para que o tomcat saiba onde estão localizados os arquivos da aplicação Colmeia, é necessário informar o caminho da aplicação no arquivo de contexto do tomcat. Para isso, no Eclipse, basta clicar com o botão direito no nó raiz do projeto Colmeia, clicar em Tomcat project e, em seguida, clicar em Update context definition. Feito isso, basta clicar no menu Tomcat e, em seguida clicar em Start Tomcat para iniciar a aplicação (figura abaixo).

Restaurando uma cópia local do banco:

Instale o PostgreSQL disponível em:

http://www.postgresql.org/

Baixe também o backup do banco de dados disponível em:

Na instalação do PostgreSQL, será necessário criar uma senha para o usuário postgres. Usaremos essa senha para conectar no banco de dados. Também adicione o path dos executáveis do PostgreSQL na sua variável de ambiente PATH, por exemplo:

C:\Program Files (x86)\PostgreSQL\8.4\bin;

Abra o pgAdmin, conecte no banco local (duplo-clique no ícone do servidor PostgreSQL - use a senha que foi configurada na instalação), selecione o banco de dados postgres e clique no ícone para executar queries (ou tecle CTRL+E).

Na janela de execução de queries, copie e cole os seguintes comandos:

CREATE ROLE "BibliotecaAdmins"

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

CREATE ROLE "BibliotecaDesenvolvedores"

  NOSUPERUSER NOINHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

CREATE ROLE "BibliotecaUsers"

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

CREATE ROLE "TDRUsers"

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

CREATE ROLE bib_admin LOGIN

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

GRANT "BibliotecaAdmins" TO bib_admin;

GRANT "BibliotecaDesenvolvedores" TO bib_admin;

CREATE ROLE bib_user LOGIN

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

GRANT "BibliotecaUsers" TO bib_user;

CREATE ROLE bib_xp_user LOGIN

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

GRANT "BibliotecaDesenvolvedores" TO bib_xp_user;

CREATE ROLE kelly LOGIN

  NOSUPERUSER INHERIT NOCREATEDB NOCREATEROLE;

Pressione F5 para executar os comandos. Com isso, serão criados os usuários do banco do Colmeia.

Em seguida, abra o prompt de comando, e execute o comando abaixo para criar um novo banco de dados:

createdb -h localhost -p 5432 -U postgres -E LATIN1 --lc-collate=C --lc-ctype=C -T template0 biblioteca_desenvolvimento

Há uma cópia do banco de dados na pasta /colmeia/bd/desenvolvimento do projeto. Para restaurar os dados do backup no novo banco, execute:

pg_restore -h localhost -p 5432 -U postgres -d biblioteca_desenvolvimento --disable-triggers <path-para-o-arquivo-de-backup>

colmeia.properties

Para que o Colmeia consiga acessar o banco de dados, é necessário especificar o endereço, nome de usuario e senha utilizados para realizar o acesso. Existem dois locais onde precisamos informar tais dados. O primeiro é o arquivo colmeia.properties que deve ser localizado no diretório colmeia/web/WEB-INF/. Neste diretório existe um exemplo de como deve ser preenchido tal arquivo, chamado colmeia.properties.example. Faça uma cópia desse arquivo, renomeie com o nome colmeia.properties, e edite os dados conforme descrito abaixo:

bd.usuario=postgres

bd.senha=senha_do_usuario_postgres

bd.url=jdbc:postgresql://localhost:5432/biblioteca_desenvolvimento 

hibernate.cfg.xml

Outro arquivo onde tais dados devem ser informados é o arquivo hibernate.cfg.xml, localizado em colmeia/src/java. Da mesma maneira, existe um arquivo modelo neste diretório, chamado hibernate.cfg.xml.example, que deve ser copiado, renomeado com o nome hibernate.cfg.xml, e deve ser editado, corrigindo as informações como descrito abaixo:

<property name="hibernate.bytecode.use_reflection_optimizer">false</property>

<property name="hibernate.connection.driver_class">org.postgresql.Driver</property>

<property name="hibernate.connection.username">postgres</property>

<property name="hibernate.connection.password">senha_do_usuario_postgres</property>

<property name="hibernate.connection.url">

      jdbc:postgresql://localhost:5432/biblioteca_desenvolvimento</property> 

Acessando o Colmeia:

Após o tomcat ser iniciado com sucesso, basta abrir o navegador e acessar o endereço https://localhost:8443/colmeia/navegaTelaPrincipal.do?forward=login. Nesta base de dados, as informações de login são:

Nº documento: 0

Tipo: NºUSP

Senha: <em branco>

Criando um backup do banco:

Abra o prompt de comando e digite:

pg_dump --host localhost --port 5432 --username postgres --format custom --blobs --verbose --file <path-para-o-arquivo-de-backup> biblioteca_desenvolvimento