Biblioteca Prof. Carlos Benjamin de Lyra
Instituto de Matemática e Estatística - USP
IME-USP
  Consultar Acervo   Login   Projeto Colmeia   Assuntos   Livros novos   Acervos Especiais   Fale conosco


Histórico do Colmeia

O que é o Colmeia?

O Projeto Colmeia pretende informatizar todas as atividades de uma biblioteca universitária, oferecendo um sistema de software integrado de alto nível que atenda às necessidades de todos os usuários (alunos, professores, funcionários e usuários externos). Utilizando padrões abertos e ferramentas de software livre, estamos desenvolvendo, a um custo baixíssimo para a Universidade de São Paulo, um sistema computacional com potencial para gerenciar as atividades de uma biblioteca de forma eficaz e duradoura.

O Colmeia está sendo desenvolvido no Centro de Competência em Software Livre do Instituto de Matemática e Estatística da USP (CCSL-IME/USP), com a utilização de técnicas inovadoras de modularização e indexação de bancos de dados e com base em tecnologias modernas em torno da linguagem Java e da Web, de forma a poder ser completamente independente de plataformas específicas, podendo ser usado com qualquer sistema operacional e com qualquer configuração de hardware. Estamos tomando especial cuidado para que o código-fonte apresente alta qualidade e seja flexível.

Sob a coordenação dos professores Eduardo Colli (Coordenador da Comissão de Biblioteca), Fabio Kon e João Eduardo Ferreira (ambos do Departamento de Ciência da Computação), o software vem sendo desenvolvido desde 2002 por alunos das disciplinas de Laboratório de Programação eXtrema (graduação/pós-graduação, ministrada pelo Prof. Fabio Kon) e Laboratório de Banco de Dados (graduação, ministrada pelo Prof. João Eduardo Ferreira), além de estagiários de graduação ou de mestrado, que complementam o desenvolvimento e fazem a ponte entre as disciplinas. Os alunos que trabalharam no Colmeia, fora aqueles que cursaram as disciplinas citadas, foram Kelly Rosa Braghetto, Dairton Luiz Bassi Filho, Igor Ribeiro Sucupira, Gustavo Kendi Tsuji, Leonardo Tadashi Kamaura, Rodolfo Boffo Souza e, atualmente, Franklin de Oliveira, Rodrigo Müller de Carvalho (os seis últimos com auxílio financeiro do IME) e Vinícius Garcia de Rezende (com auxílio financeiro da FEA). Além disso, os funcionários da Biblioteca do IME, dos diversos setores, têm contribuído no processo de especificação de cada componente do sistema.

O Colmeia pretende, em primeiro lugar, atender às necessidades básicas da Biblioteca do IME/USP: gestão do acervo completo, com informações detalhadas de obras e tombos e integração aos padrões internacionais de registros de obras; cadastro de pessoas físicas e jurídicas que se relacionam com a Biblioteca, desde usuários até fornecedores e doadores, passando por seus próprios funcionários; ciclo de empréstimos e circulação das obras, com geração de relatórios sobre o uso do acervo; controle fino sobre o acervo de periódicos, para acompanhar com agilidade as tendências dos grupos de pesquisa na instituição; ciclo de aquisição de obras, desde o recolhimento de sugestões até a chegada do livro para o processamento e incorporação na Biblioteca.

Já estão em funcionamento na Biblioteca do IME os Módulos de Periódicos, que é um aplicativo local sobre o banco de dados para o gerenciamento de revistas científicas, o Módulo de Usuários, que contém os dados e a situação cadastral dos usuários da Biblioteca, e agora o Módulo de Busca Indexada, que trabalha sobre os dados carregados a partir do Dedalus. O Módulo de Cadastro de Obras e Exemplares já está sendo finalizado e será colocado em funcionamento ainda neste ano de 2009. Tendo segurança no controle e manejo do acervo e do cadastro de usuários, nosso próximo passo será a implementação do Módulo de Circulação, que inclui empréstimos e reservas. Esse módulo permitirá não apenas o registro dos empréstimos pela Biblioteca, mas cada usuário poderá acompanhar seu histórico de empréstimos e reservas usando sua conta pessoal. Em seguida, o usuário terá outra forma de interagir com o acervo, por meio do Módulo de Aquisição, no qual suas sugestões serão incorporadas a partir de sua conta pessoal e o processo de aquisição poderá ser acompanhado até a chegada da obra na Biblioteca. Esses e outros serviços poderão ser incorporados aos poucos, dentro do ambiente de aprendizado e pesquisa que caracteriza a Universidade.