Biblioteca Prof. Carlos Benjamin de Lyra
Instituto de Matemática e Estatística - USP
IME-USP
  Consultar Acervo   Login   Projeto Colmeia   Assuntos   Livros novos   Acervos Especiais   Fale conosco

Processo de Busca

Para realizar uma busca no acervo de obras, basta digitar os termos da sua consulta e disparar a busca (pressionando a tecla ENTER ou clicando no ícone da lupa).

Uma consulta pode ser composta por termos simples como análise e computação ou frases, isto é, um conjunto de palavras entre aspas como "cálculo integral" e "banco de dados".

Vários termos podem ser combinados por meio de operadores Booleanos para formar consultas mais complexas.

Os resultados são ordenados por relevância.

Campos

É possível especificar em qual campo se deseja realizar a consulta. Por padrão, os campos utilizados na busca são título, subtítulo, autor, editora, edição, ano de edição, ano de copyright e assunto, ou seja, os termos da consulta serão procurados em todos estes campos. Para especificar um campo digite o nome do campo seguido de dois pontos ":", seguido do termo da sua consulta. Por exemplo, para realizar a busca de obras do autor Newton, utilize a consulta:

autor:newton

A lista completa de nomes de campos que podem ser utilizados pode ser vista abaixo.

Nome do campo Descrição
titulo Título de uma obra
subtitulo Subtítulo de uma obra
autor Nome do autor de uma obra
editora Nome da editora de uma obra
edicao Edição de uma obra
ano Ano de copyright de uma obra
ano_edicao Ano da edição de uma obra
ano_reimpressao Ano de reimpressão de uma obra
assunto Assunto de uma obra
isbn O código ISBN de uma obra (sem traços)
sysno O código SYSNO de uma obra
serie Série ou subsérie de uma obra
evento Evento de uma obra
preambulo Preâmbulo de um exemplar de obra (REF, BBC, BDBH, CAEM, CIS, etc)
numero_tombo O número de tombo do exemplar de uma obra

Operadores Booleanos

Os operadores Booleanos permitem combinar termos da consulta por meio de operadores lógicos. Os operadores suportados são: AND, OR, NOT, + e - (OBS: operadores Booleanos devem ser escritos com todas as letras em maiúscula).


OR: o operador OR é utilizado para buscar obras que contenham pelo menos um dos termos especificados. Este é o operador padrão, isto é, caso se digite apenas os termos da busca, eles serão ligados pelo operador OR. Para buscar obras que contêm ou o termo análise ou o termo cálculo, utilize a consulta:

análise cálculo

ou

análise OR cálculo

AND: o operador AND é utilizado para buscar obras que contenham todos os termos especificados. Uma notação alternativa é utilizar "&&". Para buscar obras que contenham ambos os termos software e livre, utilize a consulta:

software AND livre

ou

software && livre

+: o operador + é utilizado para buscar obras que necessariamente devem conter, em algum dos seus campos, o termo que o sucede. Para buscar obras que obrigatoriamente devem conter o termo programação mas que podem opcionalmente conter o termo java, utilize a consulta:

+programação java


NOT: o operador NOT exclui as obras que contenham o termo que o sucede. Uma notação alternativa é utilizar "!". Para buscar obras que contenham o termo avançado mas que não contenham o termo cálculo, utilize a consulta:

avançado NOT cálculo

ou

avançado ! cálculo

OBS: Não é possível realizar uma consulta utilizando apenas o operador NOT. Por exemplo, a consulta abaixo é inválida:

NOT cálculo


-: o operador - exclui as obras que contenham, em algum dos seus campos, o termo que o sucede. Para buscar obras que contenham o termo avançado mas que não contenham o termo cálculo, utilize a consulta:

avançado -cálculo

Modificadores de Termos

Os seguintes modificadores de termos são suportados para realizar buscas avançadas: caracteres curingas (?, *), fuzzy (~), intervalos e boosts.


?: A busca com um único caractere curinga procura por termos substituindo o caractere curinga. Para realizar a busca por um caractere curinga utilize o símbolo "?". Para buscar pelos termos Laura ou Lauro, pode-se utilizar a consulta:

laur?

*: A busca com múltiplos caracteres curingas procura substituindo 0 ou mais caracteres. Para realizar a busca com múltiplos caracteres curingas utilize o símbolo "*". Para buscar pelos termos program, programa ou programação ou programming, pode-se utilizar a consulta:

program*

OBS: Não é possível utilizar os caracteres curingas "?" e "*" no começo de um termo.


Fuzzy: A busca fuzzy procura utilizando a distância de Levenshtein. Para utilizar a busca fuzzy utilize o símbolo til "~" no final de um termo simples. Para buscar termos próximos a "Johnson", utilize a consulta:

johnson~
A busca retornará além de Johnson, resultados como Johnston e Johnsen. Além disso, é possível especificar o grau de similaridade, colocando um valor entre 0 e 1, após o símbolo "~". Valores próximos a 1 retornam apenas resultados com grau de similaridade alta. Caso o parâmetro não seja especificado, o valor padrão é 0.5. Um exemplo de consulta:

johnson~0.8

Intervalo: A busca por intervalo procura por termos de um determinado campo que estão dentro de um intervalo de termos, em ordem lexicográfica. Para buscar obras cujo ano de copyright está num intervalo entre 1999 e 2003, em ordem lexicográfica e incluindo os extremos, utilize a consulta:

ano:[1999 TO 2003]

Para excluir os extremos, substituem-se os colchetes [] por chaves {}. No exemplo anterior, para excluir os extremos, utilize a consulta:

ano:{1999 TO 2003}

A consulta por intervalo funciona não só para números mas também para palavras.


Boosting: Para dar maior importância para um determinado termo da consulta, utiliza-se, no final do termo em que se deseja aumentar a relevância, o símbolo "^" seguido de um número (positivo), que determina o fator de boost. O fator de boost padrão é 1. Para buscar os termos rings e algebra, dando ênfase no termo rings, pode-se utilizar a consulta:

rings^4 algebra

É possível aumentar a relevância de frases, por exemplo:

"linear algebra"^5 "basic algebra"